quarta-feira, 4 de maio de 2011





Cuidado e Humanização na Enfermagem: Reflexão necessária.

Por, Andréa Cavalcante da Silva

Para humanizar em Enfermagem é preciso ter o conhecimento cientifico e ser eficiente na técnica do cuidar além de ter os olhos voltados para o conhecimento do outro como a si próprio. Pois o Enfermeiro existe porque alguém precisa de cuidado, se não fosse assim não precisaria de tantos profissionais de saúde.
Humanizar em enfermagem tem como objetivo de adquirir a confiança do paciente para que o cuidado seja satisfatório. O profissional tem que adotar medidas que deixe claro para o enfermo que a sua posição é de mediador e colaborador entre a doença e a saúde criando assim uma relação onde haverá respeito e confiança, o que tornará a terapêutica menos dolorosa e sofrida, uma vez que o ambiente hospitalar em si gera apreensão, desconforto, angústia e medo, a conduta do Enfermeiro é dialogar com esse enfermo esclarecendo as dúvidas sobre seu quadro clínico, sua evolução e sobre os procedimentos que serão realizados, criando assim um vínculo que irá beneficiar a ambos, pois o paciente que confia no profissional não esconde o que sente ou o que o levou à condição de enfermo.
A condição de enfermo gera sentimentos de incapacidade, dependência, insegurança e a sensação de perda de controle sobre si mesmo. Estar na condição de internado em unidade hospitalar, longe de sua família e de seus hábitos, revela a fragilidade do ser em questão, que se vê exposto não só as condições físicas como também emocionais, este paciente se sente invadido por profissionais acostumados com a profissão que ignoram a necessidade de pedir autorização ou até informar o procedimento que será realizado.
O sentido usado na palavra humanizar revela ser esta uma forma de reciclar, renovar os conhecimentos do cuidador para que o cuidado não seja tão banalizado.
A relação entre profissionais de saúde, usuários, instituições e cuidadores requer um ambiente em que todos podem sugerir melhorias, visando curar a desumanidade que é o mal maior da humanidade.
O texo nos mostra uma realidade na área de saúde que vem sendo muito criticada, e precisa que nós, na condição de futuros profissionais, estejamos atentos para não cometer os mesmos erros, uma vez que no âmbito da nossa profissão devemos preservar o máximo possível o cliente, fornecendo cuidado, atenção e respeito como ser humano, sendo assim vamos olhar as críticas e torná-las um instrumento de observação para nossa conduta. Entre outros temas este merece atenção especial dos estudantes de enfermagem, uma vez que este texto está direcionado para esses profissionais para que estes se empenhem em melhorar a qualidade do serviço prestado.

2 comentários:

  1. Este assunto deve ser pauta em todas as aulas, reuniões, encontros, palestras e congressos, pois nós profissionais enfermeiros, não importando o grau, devemos prestar uma assistência de qualidade. Tenho também um blog que exalto a nossa profissão. Dê uma conferida e espero trocar muitas informações com você futuramente. abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima reflexão, que expõe o tema de uma forma esclarecedora e não cansativa.
    Parabéns mãe!!! Ficou muito bom a sua reflexão!

    ResponderExcluir