quarta-feira, 4 de maio de 2011




Benefícios da globalização para a enfermagem.

Por Andréa Cavalcante da Silva.

No decorrer dos últimos trinta anos, pudemos presenciar diversas melhorias na condição de vida da população, como o desaparecimento de doenças materno-infantis e a melhoria expressiva nos indicadores de mortalidade infantil. Por outro lado, também presenciamos o regresso em força de doenças que andavam esquecidas das mentes. (por exemplo: a tuberculose). Ao mesmo tempo, fomos conhecendo a existência de doenças novas como o HIV/AIDS.
Nos dias de hoje, os avanços da ciência e as mudanças no perfil das doenças na nossa população têm-se processado a um ritmo cada vez mais acelerado. Há poucas décadas atrás, a diminuição da mortalidade por doenças infecto-contagiosas era prioritária. Atualmente, essa realidade é completamente diferente: a mortalidade por causas externas é um problema de saúde pública ao lado das decorrentes de doenças dos aparelhos circulatório e respiratório, além das neoplasias.
A saúde na era da globalização destaca vários pontos positivos no campo da comunicação e da biotecnologia, transformando o enfermeiro e o capacitando para atuar em diversas áreas dentro da saúde. A extensão e a cobertura que engloba o serviço de saúde hoje, é bem diferente de trinta anos atrás onde poucos tinham acesso á serviços de saúde e a remédios industrializados, hoje temos o SUS que é um programa modelo e que beneficia a classe dos enfermeiros, pois graças a globalização a classe pode se expandir tanto na aréa de conhecimento como na aréa de atuação.
Pontos favoráveis:
*A implantação do SUS; (Requer mais profissionais no mercado)
*A quantidade, a qualidade e a rapidez com que as informações chegam; (As informações ajudam a responder as questões sociais, garante a formação profissional e ajuda a criar maneiras de prevenir ou até sanar problemas de saúde com rapidez e eficiência)
*O aumento de PSF, que faz parte do programa modelo do governo; (obriga os profissionais a se capacitarem para enfrentar a demanda que hoje está muita , eles tem hoje a consciência de que precisa se englobailizar, pois não sendo dessa forma fica defasado.)
* Profissionais englobalizados buscam conhecimento inovador; (Para solucionar problemas ligados à realidade social do local onde ele atua.
*Informações colhidas através de censos e pesquisas mostram estatísticas sobre o perfil de saúde da população regional, estadual, nacional, e mundial, podendo assim atuar da melhor maneira possível na prevenção, e orientação visando obter qualidade na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário